+55 (82) 98142-2127

Número de telefone

contato@ethica.eng.br

Endereço de email

Maceió - AL

Localização

O que é vergalhão e para que serve?

O que é vergalhão e para que serve?

Vergalhões são barras de aço usadas para produzir o concreto armado, estrutura comum a múltiplas aplicações. O concreto armado pode ser empregado em fundações, calçadas, paredes, vigas, pilares e lajes, por exemplo.

Os vergalhões são comercializados em três classes, definidas pela NBR 7480 (barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado): CA-25, CA-50 e CA-60. A grande diferença entre cada uma dessas classes está na resistência à tração e ao escoamento.

Além das características do material e da densidade de cada um, é preciso lembrar que diferentes diâmetros são encontrados no mercado. Também chamados de bitolas, eles são essenciais para a resistência desse material.

As barras de aço são utilizadas para garantir à resistência a tração das peças de concreto. Aqui, vale ressaltar que o concreto é extremamente resistente à compressão, mas não tão eficiente quanto à tração. Nesse sentido, os vergalhões são utilizados como forma de compensar essa “deficiência” do concreto, formando uma peça estruturalmente ideal

.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Perfil
Ethica engenharia

🔸Especialistas em Light Steel Frame
🔸 Obras de Alta Qualidade
🔸 Entregas Rápidas
🔸Segurança garantida